Como fazer mudas de suculentas
Cuidar de suculentas é uma maravilha e ter a casa cheia dessas plantas lindas é muito bom, pena que para ter isso tudo tem que gastar dinheiro. Já pensou como deve ser bom ter várias plantas e o melhor, gastando pouco dinheiro? Então hoje vou ensinar um pouco sobre a técnica de fazer mudas de suculentas, já que não dá para comprar várias todo mês.
Como Fazer as Mudas:
Para fazer mudas de uma suculenta você deve ter uma planta mãe, que no caso será a planta de onde virão as folhas para as futuras mudas.
Materiais:
- Planta para retirar as folhas
- Vaso com furos no fundo
- Substrato (de sua preferência)
- Borrifador
Primeiro, coloque o substrato no vaso já com furos. Logo após, retire as folhas da sua planta e, de maneira delicada, tente "girá-las" em seu eixo, de modo a facilitar a retirada; algumas irão sair mais facilmente que outras, mas nunca faça força. Evite cortar com tesoura, já que ela não irá retirar a folha inteira, o que tornará o processo inviável.
Logo após a retirada das folhas, coloque-as na borda do vaso, de modo que a parte de baixo das folhas fique apoiado na borda ou em alguma pedra ou algum lugar que sirva de apoio.
Note que as folhas devem ficar de modo que sua face de cima, aquela normalmente voltada para o sol, continue para cima.
Após arrumar as folhas em um vaso (não há necessidade de um vaso para cada folha), borrife água afim de molhar a superfície.
![]() |
Mudinhas já crescendo |
![]() |
Evite colocar as folhas soltas no substrato |
![]() |
Folha já com raízes e broto |
Quando as mudinhas crescerem e a folha da mãe secar você pode mudá-las para um vaso individual e decorar como quiser.
Cuidados:
Os cuidados com as mudinhas são os mesmos que os que se tem com a planta mãe. Eu escrevi um post sobre Cuidados com Suculentas, dê uma olhadinha lá que você vai entender melhor.
Atente-se ao sol; as mudinhas não devem ser expostas à ele. Coloque-as em um local com boa luminosidade, mas sem luz incidindo diretamente nas folhas.
Rega e Substrato:
A rega das mudinhas deve ser feita com um borrifador de modo a evitar o encharcamento do substrato onde elas se encontram.
Já o substrato depende muito da preferência de cada um e disponibilidade de materiais. Pode ser de fibra de coco, areia ou até mesmo terra. O que muda o resultado é a rega, já que a maior parte das perdas são por podridão, proveniente de encharcamento.
Borrife a água apenas para molhar a superfície. Não se preocupe com o fundo já que não possui raízes lá.
Também há plantas que produzem suas mudas ao seu lado. Depois de um tempo é possível separá-las e ter novas mudas.
Comentários
Postar um comentário