Bonsai - uma árvore para apartamento

  

Para pessoas que não têm espaço como eu, mas que amam plantas, e em especial árvores e arbustos, o bonsai é a opção mais viável sem dúvida alguma.

 Depois de gastar muito dinheiro comprando falsos bonsai em supermercados, comecei a pesquisar mais sobre a arte e descobri que era mais simples do que imaginava. Então aqui vão algumas coisas que aprendi ao longo desse tempo de prática e pesquisa.



 O começo: 
  Apenas compre plantas em sites, gardens e floriculturas de sua confiança. Isso é muito importante porque a planta pode estar debilitada antes mesmo de você comprar.
  Escolha a espécie que melhor se adapte ao clima da sua cidade; no meu caso, como moro no Rio de Janeiro que é uma cidade quente, tento não comprar coníferas em geral, pois as mesmas são muito sensíveis. Dê preferência para espécies de fácil cultivo como Ficus, Ulmus, Caliandra, Serissa e Cerejeira anã.
 Claro que o que eu penso e digo não é lei. Aprendi lendo e matando plantas que cuidei com a maior dedicação achando que estava fazendo tudo certo, por mais que eu lesse que não podia fazer algo.

 Adubação:
 O adubo que acho mais seguro, sem dúvida, é o orgânico; muito eficiente e de baixo custo.
Entre os orgânicos, os que mais indico são: Torta de mamona, farinha de osso, estercos em geral e o que considero o melhor: bokashi.
  
Há também a opção de adubar com fertilizantes químicos. Apesar de sua rápida liberação, há grande risco de superdosagem, causando, assim, a morte da planta. O que considero o mais seguro é o Osmocote, que diferente dos outros é de lenta liberação. Eu uso o 15-9-12* que tem liberação de 3 meses. 
 *esses numeros são referentes à quantidade de NPK, ou seja, Nitrogênio, Fósforo e Potássio, nutrientes essenciais para a planta.

Em meus bonsai, utilizo o Osmocote e o Bokashi intercalado-os.



Rega e Substrato:
 A rega deve ser feita quando o solo começar a ficar seco. Molhe todo o substrato de modo que a água comece a sair pelos furos de drenagem no fundo do vaso. É indicado o uso de um substrato drenante, ou seja, com matéria inorgânica como cacos de telha, areia grossa entre outros materiais que ajudem na drenagem.


Iluminação:
Quando se fala de iluminação, não necessariamente é o sol direto na planta.
Uma boa iluminação é necessária para manter a saúde do seu bonsai, alguns precisam de mais luz que outros; uns necessitam de luz direta, outros de luz indireta. A iluminação varia de acordo com a espécie.
Sol direto é indicado apenas no período da manhã, até 10:00 horas, e no período da tarde, depois das 16:00 horas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas